e se o inconsciente

fosse um ponto de exclamação

e a consciência

um ponto de interrogação?

 

 

Mathias Mangin
Mathias Mangin

Minha história com a psicanálise data de uma angústia que poderia ter me levado ao suicídio. Superei a angústia graças ao trabalho analítico. Foi aos 18 anos, e o nome do psicanalista é Isaías Melsohn, didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Com ele, trilhei boa parte do caminho enquanto cursava a Faculdade de Medicina.

Depois, fui ao encontro de Jacques Lacan (carta) e me analisei durante cinco anos (1973-1978). Nesse meio tempo, o analista Magno Machado Dias e eu fundamos o Colégio Freudiano do Rio de Janeiro, que teve grande importância na difusão da psicanálise lacaniana no Brasil. Em 1985, reunimos mais de mil pessoas num congresso apadrinhado por Gilberto Freyre.

Meu trabalho no campo da psicanálise foi sobretudo clínico, e a qualificação de “analista praticante” é a que me convém. Pouco ensinei, mas escrevi alguns artigos de teoria psicanalítica que foram publicados em revistas e jornais e agora estão disponibilizados a seguir.

O que eu sei passa através da minha escuta clínica e dos meus livros, que, de formas diferentes, fazem a psicanálise vigorar. Passa ainda através do meu filho, que, na colagem que abre esta página, representou o inconsciente com um ponto de exclamação e a consciência com outro, de interrogação, e me levou a repensar esses conceitos a partir da pontuação. Ele é ainda mais lacaniano do que eu!

 


ensaios e artigos PSI

 

A Betty Milan psicanalista aparece em alguns trabalhos técnicos sob a forma de ensaios, conferências, entrevistas e artigos de jornal. Parte deles ganhou forma de livro, enquanto outros foram publicados em periódicos ou permanecem inéditos.

Ao trabalhar no estabelecimento de texto de suas Obras Selecionadas, a autora reuniu toda a matéria na trilogia denominada Psi – ainda inédita em suporte papel, mas acessível para leitura neste site.

A apresentação dos títulos O jogo do esconderijo e Manhas do poder, volumes dessa temática anteriormente publicados, encontra-se no item LIVROS do menu. Já a terceira parte do conjunto consiste na seleção de artigos intitulada O saber do inconsciente, cujo conteúdo tem a seguinte estrutura