a tudo nós preferimos imaginar
a frase “Navegar é preciso, viver não” é a expressão disso
sempre pensei que tivesse sido escrita por Fernando Pessoa
talvez porque esteja na abertura de sua Obra poética
ou por causa do verso afirmativo “O mar sem fim é português”
talvez eu tenha imaginado que fosse de autoria do poeta por outra razão inteiramente subjetiva
pela certeza íntima de que uma ideia tão pertinente só pode ter surgido na língua natal
a língua em que as ideias brotam e nos tocam verdadeiramente
resumo
quando Paris cintila. 33 crônicas sem maiúscula nem ponto final – como no livro Paris não acaba nunca. Com elas, o leitor se transporta para Europa, Ásia, América do Norte e do Sul, descobrindo que é tão fundamental imaginar quanto romper hábitos. A autora se questiona sobre a valorização da norma pela medicina ocidental e valoriza a medicina alternativa. Compara o nosso modo de vida com o de chineses e indianos. Muitos são os temas deste livro. Entre eles, a maneira de ser do artista, do asceta e do escritor. Romancista, dramaturga e psicanalista, Betty Milan nos oferece aqui a crônica das suas perplexidades, propondo um deslocamento no espaço e um tempo de meditação. quando Paris cintila é um convite à viagem.
histórico
Este título foi lançado em 18/03/2008 na Livraria Cultura em São Paulo (fotos), durante evento que teve apresentação do texto pelo escritor Fernando Nuno e pelo médico chinês Fang Liu, que falou sobre a longevidade e a paciência. Depois, três das crônicas foram lidas por José Celso Martinez Corrêa. O livro foi recomendado pela revista Veja na edição de 5/03/2008.
opinião
Há uma estética, uma poética e uma filosofia mostradas através dessas experiências em lugares tão distantes entre si. Desde a primeira das crônicas de quando Paris cintila, na qual o brilho do sol no vitral e o arabesco tornam presente o Oriente e a arte, sempre há um particular, um detalhe, uma percepção de algo que remete ao universal. Claudio Willer, Estado de Minas, 12/04/2008
(…) sempre um ponto de vista inusitado. Veja, 5/03/2008