E SE O CARNAVAL
FOSSE A NOSSA
MEMÓRIA?
Os bastidores do Carnaval
trecho
“O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual”, declarou Joãosinho Trinta em 1979. O que significa essa frase do carnavalesco tão polêmico, dita em resposta à crítica que investia contra o desfile das escolas de samba, considerando que um país pobre como o nosso não pode se dar tal luxo?
resumo
Álbum em três línguas – português, francês e inglês –, dedicado ao carnavalesco Joãosinho Trinta e aos artífices anônimos do Carnaval. Ilustrado com fotos de Jorge Bodanski e Jorge Hirata, está centrado na ideia de que o Carnaval não é só o dia do esquecimento, porém a nossa memória, e de que através dele, nós, brasileiros, recriamos todos os anos a nossa identidade. Essa hipótese, desenvolvida na parte introdutória do livro e no posfácio, sustenta-se em depoimentos de carnavalescos entrevistados pela autora.
Nesta obra, que é uma documentação poética da festa momesca, é focalizado o caráter antropofágico da cultura popular brasileira, evidenciando-se o lugar privilegiado da figura feminina em nosso Carnaval.
histórico
Este livro resultou de uma pesquisa de três anos nas escolas de samba do Rio de Janeiro, onde a autora foi ouvir o discurso dos carnavalescos, realizando um trabalho precursor no Brasil e se tornando uma interlocutora privilegiada de Joãosinho Trinta. Publicado em 1987 como brinde da empresa Eucatex, de São Paulo, o livro teve duas edições de circulação comercial: pela editora aOutra em 1988 (fotos) e pela Empresa das Artes em 1994. Foi traduzido para o francês e lançado em formato de bolso, no Salão do Livro de Paris, pela Editions de l’Aube, em 1998. Seu texto definitivo foi integrado no volume reformulado de artigos Isso é o país, que ainda permanece inédito na forma impressa, mas pode ser acessado nas Obras Selecionadas da autora neste site.
Edições
opinião
“Um belo ensaio sobre a magia do Carnaval. Mostra como se constrói o grande sonho.”
Jacob Klintowitz, Jornal da Tarde, 13/02/1988
área de interesse
Sociologia, Antropologia, Estudos Brasileiros, por desvendar particularidades da cultura brasileira.
fortuna crítica
O livro dos que pulam para lembrar
José Castello
A fantástica construção do Carnaval
Jacob Klintowitz