Manhas do poder I

Manhas do poder (1979)

 

I

P: O nome do seu livro é Manhas do poder. Qual a razão desse título?
BM: Embora o poder seja frequentemente assimilado à violência explícita, razão pela qual se estabelece uma identidade entre poder, punir, interditar e censurar, o poder opera ainda de uma forma escorregadia, sub-reptícia e imprevisível. O poder é manhoso, e o objetivo do livro é detectar as manhas do poder, isolando as várias máscaras através das quais ele se realiza.

P: O poder é manhoso como o amor?
BM: É, mas entre eles há uma diferença essencial. No amor há sempre dois cujo desejo é de ser Um. Ser Um é o desejo do amor. Já o poder decreta o Um, suprimindo todas as diferenças. O amor é recíproco, embora nem sempre seja simultâneo, mas esse desejo de ser Um é impossível, dada a existência de dois, dois sexos. É impotente, porque insiste na tentativa sempre frustrada de tornar possível o desejo impossível de ser Um. Diversamente do amor, o poder é invariavelmente potente. Para ele, o impossível não existe.

P: Mas de que poder você fala?
BM: Na verdade, eu falo menos do poder do que de vários poderes – o poder na umbanda, o poder no hospital psiquiátrico, o poder na iniciação. Não é o poder como entidade que me interessa, mas o modo como o poder opera em cada uma das situações concretas já mencionadas. No caso da umbanda, por exemplo, no ensaio intitulado “Diabolavida”, que se passa num centro do Rio de Janeiro – o da Vovó Conga de Angola, mãe-de-santo que faz a materialização do feitiço –, vemos que o poder se constitui como imprescindível, produz uma expectativa de que resulta a impossibilidade de desistir. Vemos ainda que a ilusão da onipotência do poder se origina do que há nele de arbitrário e de imprevisível, bem como da impossibilidade de determinar os seus limites. No outro ensaio, “O transe ou a metonímia do poder”, o ritual descrito mostra que o poder se realiza através da simulação de várias máscaras e funciona pela produção e reprodução de si mesmo.

P: Por que a umbanda?
BM: Talvez porque ela seja a religião nacional. Dizem que a umbanda é um culto sincrético. Eu acho que a umbanda é o culto do sincretismo e, nesse sentido, não há nada mais brasileiro do que ela. Macunaíma, o herói de nossa gente, nasce no fundo da mata virgem e é preto retinto, uma figura sincrética.

P: Você trata também do poder no manicômio…
BM: É, no hospital psiquiátrico e na iniciação. No manicômio, sobretudo para mostrar que o poder do psiquiatra é um poder imaginário, que o psiquiatra é sujeito de uma lógica que o determina e, na verdade, lhe escapa inteiramente. Quanto à questão da iniciação, abordei-a com base no ensaio de Carlos Castañeda, Histórias do poder, um best seller entre nós e nos Estados Unidos. Castañeda trata neste livro da sua iniciação, processo através do qual ele se torna um feiticeiro. O ensinamento do mestre, Don Juan, é antes de mais nada um discurso do poder, e o que procuro é analisar esse discurso para mostrar de que forma o poder é exercido em relação ao aprendiz, antropólogo convertido em feiticeiro. Vemos neste texto que o poder se apresenta tal qual um aliado, funcionando simultaneamente como escudo e desafio, aventando sempre a possibilidade de ultrapassar os limites existentes, seduzindo sobretudo pela promessa de poder.

P: O livro foi publicado pela Editora Ática, na Coleção Ensaios, numa série chamada Linguagens? Por que Linguagem e não Psicanálise?
BM: Não existe série Psicanálise nessa coleção. Entre as demais existentes, Sociologia, Política, Filosofia, Psicologia, a mais adequada me pareceu Linguagem. Não só porque o livro todo se faz através da análise do discurso, mas ainda porque ele não se situava bem em nenhum outro campo. O livro não se destina, na verdade, a especialistas, e sim a quem se interesse pela forma como o poder opera para levar a uma submissão consentida. Houve quem dissesse que o livro serviria para fazer uma análise do que ocorre na universidade, na empresa ou na escola…

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“Manhas do poder segundo a psicanalista Betty Milan”, Folha de S. Paulo, Ilustrada, p. 21, 15/10/1979.