trailer
trecho
LACAN
Mas por que você se separou? Até hoje não sei o motivo, o verdadeiro motivo.
SERIEMA
Eu não queria a separação. Foi Antônio quem se mudou. Após o segundo aborto.
LACAN
Houve dois abortos?
SERIEMA
Sim. Perdi um filho duas vezes. Na segunda vez, Antônio enlouqueceu. Ele quebrou tudo na casa e desapareceu. Ele pediu a um amigo para vir buscar o que ele precisava. Ele não enviou nenhuma mensagem.
(Seriema desvia o olhar. Ela respira fundo.)
SERIEMA
Eu o queria de volta. Esperei três meses. Nada!
LACAN
Três meses é muito tempo…
SERIEMA
Então fiz todo o possível para conseguir uma bolsa de estudos. Fiz minhas malas e fui embora, esperando que ele mudasse de ideia. Até agora nada. Preciso descobrir por que estou sozinha, por que perdi Antônio.
LACAN
Você não se separou, você perdeu Antônio.
(Ela muda a posição das pernas, descruzando-as.)
SERIEMA
Eu também perdi o Brasil. Eu não sabia o que significava ser um estrangeiro.
resumo
“ADIEU LACAN retrata a história de uma jovem brasileira, Seriema, que após dois abortos espontâneos e a possível perda do marido, viaja para Paris a fim de fazer uma análise com Jacques Lacan e descobrir porque não consegue ser mãe.
Inspirado na análise de Betty Milan o filme é uma adaptação de sua peça “Adeus, Doutor” e de seu romance “O Papagaio e o Doutor”.
histórico
Em 2019 os direitos de adaptação cinematográfica da peça Adeus, Doutor e do romance O Papagaio e o Doutor foram comprados pelo diretor americano Richard Ledes. O ator David Patrick Kelly fez o papel de LACAN e Ismenia Mendes o de SERIEMA. A produção e a filmagem foram realizadas nos Estados Unidos e concluídas em 2021.
Ainda durante a pandemia o filme foi exibido, em setembro de 2021, para convidados especiais, em Paris, no tradicional Studio Des Ursulines (foto). Após a apresentação, houve um debate com o diretor Richard Ledes e Betty Milan (foto).
Projeções seguidas de debates em formato virtual foram feitas para diferentes Associações de Psicanálise. No Brasil o evento foi tema de uma Jornada: Adieu Lacan (video), organizada pelo Corpo Freudiano Escola de Psicanálise de SP.
Seguiram-se eventos on line com projeções e debates: em Lisboa, no Centro Português de Psicanálise (04 de fevereiro 2022), com a participação de Maria Belo; em Buenos Aires, no Haeresis (12 de março 2022) no Letraducciones (01 de abril de 2022); Estados Unidos e Europa no European Journal of Psychoanalysis (15 abril 2022); em Nova York no Psychoanalytic Society and Institute (10 maio 2022).
O filme foi distribuído para o grande público em maio de 2022 e já esta disponível no streaming Eventive.
Clique aqui para assistir o filme.
opinião
“É seguramente a única representação decente da psicanálise que já vimos. ”
Victor Bruzzone, Pill Pod 91 – ADIEU LACAN
“O filme nasceu como um clássico e a partir de agora será absolutamente necessário que as pessoas em formação vejam o filme. ”
Mario Eduardo Costa Pereira, Corpo Freudiano de São Paulo
“ Freud pensou que um filme nunca poderia transmitir o que acontece em uma análise. Mas tenho certeza que se Freud visse este filme ele se apaixonaria por ele… finalmente a psicanálise chegou ao cinema. ”
Marco Antonio Cortinho Jorge, Corpo Freudiano do Rio de Janeiro
“ Uma jóia de filme; na minha opinião, uma verdadeira obra-prima que retrata com delicadeza, sutileza e precisão um tratamento analítico e, mais especificamente, um tratamento que segue a linha da cura lacaniana. ”
Mavis Himes, psicanalista e autora de “O poder dos nomes”
“Bela produção. Muito sensível e cheio de grandes insights para psicanalistas ou não.”
Fernanda Pulido Reis – Centro Português de Psicanálise (CPP-ALI)