SOBRETUDO
ESTEJA COMIGO
SENDO IRREAL
trecho
Dali me separa as pernas e, só com separar, me reacende no meio a labareda. Naaaau, Agora, na voz de Billie, e é Dali apagando no meu antro o próprio fogo, ora na boca do túnel me dizendo Lia, ora no fundo sussurrando Paixão, me atirando molhada numa praia longínqua, onde não sei da história que tive.
resumo
A paixão de Lia é uma ficção através da qual o desejo feminino se expressa poeticamente. A história de Lia é a da sua fantasia, a da passagem de uma a outra situação em que ela, imaginando, realiza o que deseja.
A cada situação corresponde um voto da personagem. O primeiro é o de encontrar um amante, o ideal. O segundo de encontrar num bordel os simulacros do amante ideal. O terceiro de ser uma cortesã. O quarto de ser lésbica e o quinto de ser mãe. São cinco votos em cinco capítulos: My Man, O Bordel, A Cortesã, Lesbos e Ave, Maria!
O monólogo erótico da personagem é uma viagem em que tanto ouvimos a voz de Lia quanto as vozes femininas pelas quais ela se deixa embalar – Billie Holiday, Edith Piaf. O leitor viaja ouvindo e se transportando para os lugares com os quais Lia sonha: Paris, Buenos Aires, Nova York…
Neste texto, a heroína faz pouco da obrigação do gozo e diz que, mesmo no bordel, só o prazer deveria ser requerido. O que lhe interessa é o sexo sonhado e por isso Betty Milan, evocando Fernando Pessoa, diz na introdução que “nessa terra é tão preciso sonhar quanto navegar”.
leitura dramática
Clique aqui para acessar o texto da leitura dramática.
histórico
O livro foi publicado pela Editora Globo em 1994 e lançado na Livraria Cultura em 5/08/1994 (fotos). Teve duas edições. O romance foi adaptado para o teatro e a peça foi lida no Auditório da Folha por Giulia Gam e José Celso Martinez Corrêa, que também dirigiu a leitura dramática, feita em 26/02/2001. Em 2006, transformou-se na segunda parte de A trilogia do amor.
opinião
“Uma polifonia de vozes e um tipo de ficção cuja inventividade se sobrepõe à forma. A autora começa a entrar numa linhagem de escritores da qual fazem parte Lúcio Cardoso e Clarice Lispector.”
Deonísio da Silva, Jornal do Brasil, 28/01/1995
área de interesse
Literatura, Psicologia clínica e Psicanálise, por focalizar o desejo feminino.
fortuna crítica
Betty Milan transforma desejo em polifonia
João Wady Cury
O desejo na primeira pessoa
Deonísio da Silva
O sonho encantado de Lia
Deonísio da Silva
comprar
Amazon (impresso) | A Triologia do Amor – Livraria Cultura (impresso) | A Triologia do Amor – Livraria Cultura (e-book)