O país da bola vive um domingo de decisões
Juca Kfouri (1)
Durante anos, a intelectualidade brasileira tratou o futebol como ópio do povo, alienação, circo etc. De uns anos para cá, isso vem mudando e, daqui a dez dias, em São Paulo, será lançado mais um livro importante para desmistificar teses tão simplistas. Brasil, o país da bola, da psicanalista Betty Milan, é um bem-sucedido mergulho na paixão do futebol e uma atraente leitura pela facilidade com que a autora – uma mulher, vejam só, dando baile em muito homem – trata do tema.
O único pecado da obra – e venial, diga-se – está na edição fotográfica. As fotos não casam com o texto e privilegiam a torcida do São Paulo, equívoco de quem não conhece a intensidade do amor que o torcedor tem pelo seu clube e de quem ignora que o torcedor são-paulino não prima pela presença nos estádios. Mas tudo bem. O livro é para ler, não para ver.
______
1. Juca Kfouri é jornalista. Foi diretor das revistas Playboy e Placar. Atua como colunista na imprensa escrita e é dono de programas esportivos em rádio e em televisão, além de ter um blog visitadíssimo. Também publicou livros, entre os quais Corinthians, paixão e glória (1996) e O passe e o gol (2005). Artigo publicado no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1º/12/1989.