VOCÊ FEZ A
ETERNIDADE
SOAR MIL
E UMA VEZES
trecho
De: Clara
Para: Sébastien
Assunto: o amor está acima do gozo
você fez a eternidade soar mil e uma vezes
graças ao modo como você chega Sebastião
me enredando na tua doçura
espantando o medo
verdade que medo de sexo eu nunca tive
talvez por isso eu nunca tenha tido cuidado comigo
quem aliás me ensinou a cuidar do corpo foi você
sussurrando a palavra devagarinho no meu ouvido, quando nós
transamos pela primeira vez
devagarinho, quando o teu sexo se encostou no meu
tão rijo que me deixava ávida
resumo
O amante brasileiro é um romance de amor. Mais um. Só que, através dele, o leitor saberá da diferença entre o amor absoluto – que move o sol e as estrelas – e o amor ilusório. Descobrirá ainda, lendo os e-mails de Clara e Sébastien, que a nacionalidade dos amantes não é a do país do qual são originários – Clara nasceu no Brasil e Sébastien na França. A nacionalidade deles é a do amor, país infinito, sem fronteiras, em que eles renascem para olhar o mundo com olhos de criança.
Com os e-mails dos leitores da coluna escrita por Clara, que é jornalista, fica evidente que o amor não vinga quando um parceiro só quer o outro para satisfazer o próprio gozo. As vozes de Lola, Laís, Verônica, Roberta, Paulo e Lilu tornam audível a contínua insatisfação dos que se deixam escravizar pelo sexo.
Segundo a música popular, “quem anda atrás de amor e paz não anda bem” (De amor e paz, Adauto Santos & Luiz Carlos Paraná), mas O amante brasileiro é a prova do contrário. O sonho de Clara é o de Sébastien. Um quer ser o que o outro deseja que ele seja. A liberdade de um libera o outro. Por isso, quando separados, eles dizem: “Não estando, você está”.
histórico
Publicado pela editora A Girafa em 2003 e lançado na Livraria Cultura em 25/11/2003 (fotos). No ano seguinte, adaptado para o teatro, estreou no Teatro Oficina em 5/08/2004. Em 2006, transformou-se na terceira parte de A trilogia do amor.
opinião
“O romance poderia ter o subtítulo de ‘Versículos amorosos’, tal a concisão da autora e o empenho em alterar a estrutura tradicional da prosa romanesca, aproximando-se de linguagem que lembra o tom bíblico do Cântico dos Cânticos.”
Deonísio da Silva
Coluna Etimologia, Caras, 12/12/2003
área de interesse
Literatura, Psicanálise
fortuna crítica
Troca de e-mails entre namorados torna atual o romance epistolar
Marcelo Pen
De Paris, um amante brasileiro
Deonísio da Silva
Romance eletrônico no transatlântico
Haquira Osakabe
comprar
Livraria Cultura (impresso) | A Triologia do Amor – Livraria Cultura (impresso) | A Triologia do Amor – Livraria Cultura (e-book)