Dois livros

Dois livros

 

João Saldanha (1)

Não posso ir a São Paulo, no dia 12, para estar presente ao lançamento de uma obra muito importante para o futebol brasileiro. Betty Milan pesquisou e agora sai um livro belíssimo, encadernado, com fotos e um texto muito bom e simples, num magnífico resumo do futebol brasileiro, partindo do nosso caráter e da psicologia nacional.

Ela diz que o jogo, pela tática, reflete a nacionalidade, espelha a nação. Muito justo e certo. E muito útil, numa época em que nosso macaquismo tenta executar ou tocar outra música. No país do samba, alegre, irreverente e um tanto aventureiro, estamos tentando, inutilmente, executar bolero.

O livro está traduzido para o inglês, ao mesmo tempo e na outra metade. É uma grande ajuda ao nosso esporte principal. Já está na hora de respondermos aos treinadores e observadores de fora, quando dizem que somos inigualáveis em técnica, mas estamos atrasados em tática. Posso garantir que o livro vale a pena. O lançamento é lá no Pacaembu, Estádio Municipal.

________
1. João Saldanha (1917-1990) jogou futebol, foi jornalista especializado em esporte, comentarista esportivo e treinador, tendo levado a Seleção do Brasil à classificação na Copa do Mundo do México, em 1970. Em 2007, foi biografado por André Iki Siqueira, no livro João Saldanha, Uma vida em jogo. Publicamos aqui parte do artigo do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8/12/1989.