Projeto Amizade no Terceiro Milênio (PATM)
O homem há muito chegou na lua. E o progresso tecnológico promete nos levar mais longe ainda. Só que a paz nós não conquistamos.
Estivemos tão longe dela no século passado quanto na Idade Média.
O terceiro milênio só será novo se for um milênio de paz. Se soubermos alcançá-la. Isso supõe gestos e palavras novas, requer um homem que tenha para si e para os outros um projeto novo de vida.
Ver este homem surgir é o voto que anima o Projeto Amizade no Terceiro Milênio. Sua meta é difundir o ideário da amizade, porque esta ensina a buscar o entendimento e é contrária à violência. Porque implica a solidariedade e reforça a cidadania (fotos).
Materiais do projeto
O romance O clarão é inspirado na vida do publicitário Carlito Maia, mineiro de São Paulo, que foi diretor de comunicação da TV Globo, lançou Roberto Carlos e merece ser chamado de “o amigo dos amigos”.
O livro exalta a amizade e a paz, que é a vocação do amigo.
Além de ser um pacifista, o amigo é um protetor. Ilumina quando a paixão cega.
Traz felicidade, porque quer o contentamento do outro, respeita a sua liberdade e aceita a sua diferença.
Protege, contenta e faz amar a vida.
Por valorizar a vida, O clarão também focaliza a morte. Com isso, ensina a não perder tempo e a não desperdiçar a vida.
Quem não nega a morte prolonga a sua existência e a dos outros. Não desencadeia a guerra e não corre riscos desnecessários.
Do começo ao fim, o romance mostra que o amigo é o anjo que nós procuramos e que a vida merece a nossa devoção.
Pela sua forma moderna – capítulos do tamanho de uma coluna de jornal, parágrafos curtos, frases publicitárias destacadas pela diagramação –, o livro é de fácil leitura. São quarenta capítulos com quarenta abordagens diferentes sobre o tema da amizade e dos sentimentos correlatos – amor, ódio, medo, desespero…
O livro, qualificado por Frei Betto de “iquebana literária”, foi finalista do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura em 2002.
Suplemento pedagógico de O clarão
Produzido especialmente para auxiliar os professores na utilização do livro em sala de aula, contém orientação para a leitura dos capítulos, levanta questões de ética e comportamentais e inspira o usuário a desenvolver exercícios e conversações a partir do conteúdo da obra.
A cartilha do amigo
Livro desenvolvido para o leitor jovem, a partir dos 7 anos, mas objetivando também o público da EJA – educação para o jovem adulto –, pelas reflexões que enseja. A cartilha ensina a ser feliz cultivando a amizade de modo simples e direto, através de dez frases de Betty Milan e vinte ilustrações de Daniel Kondo.
Os Dizeres do Amigo
Por causa da identidade temática e visual, a exposição de frases está associada ao livro e à cartilha. Com isso, estimula a ler, facilitando a leitura.
A exposição é feita por meio de painéis contendo frases do romance, mas acrescenta em conteúdo, ao incluir pensamentos de grandes filósofos do Ocidente, mostrando não só como o tema da amizade é perene na história do pensamento ocidental, como ainda convidando o espectador a refletir sobre as idéias sintetizadas nos painéis.
Publicidade
Banners: Produzidos para estimular a venda do livro nas livrarias e para figurar em ocasiões especiais, como o lançamento do livro em diferentes espaços e no Dia dos Namorados, quando foi feita uma promoção especial em uma rede de livrarias.
Adesivos: Autocolantes para vidros foram distribuídos durante o lançamento e circulam pela cidade nos vidros dos automóveis com frases da exposição.
Balões: Foram feitos para o lançamento e distribuídos às crianças com frases da exposição.
Camisetas: Estampadas com uma frase da exposição na frente e a foto da capa do livro nas costas, para distribuição em eventos de lançamento e outras ocasiões especiais.
Painel Eletromídia
Foi feita uma campanha pela Eletromídia com spots de 10 segundos, incluindo as frases da exposição e a capa do livro, no painel da empresa na Avenida Paulista, imediações do Edifício Gazeta.